Ação de Verão 2024
Fé, amizade e o impulso de evangelizar ambientes foram os grandes motivadores da Ação de Verão 2024.
Neste sábado (03.fev), o Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim se reuniu em frente à Igreja Matriz, Comunidade Nossa Senhora da Penha, na praia central de Marataízes, para uma caminhada pelas areias apresentando o MCC para os veranistas.
O momento de oração e evangelização teve início às 9h com a oração do Santo Terço em frente à Igreja e em seguida, um grupo de mais de 30 cursilhistas, vestidos com a camisa DeColores (que significa "Estado de Graça"), sairam pela praia central entregando um kit contendo uma sacola para lixo e um folder com a história do MCC - do seu nascimento na Espanha até a chegada em nossa diocese.
"Essa foi a nossa primeira ação desse tipo. Na ocasião, além de entregarmos o kit, tivemos a oportunidade de apresentar o MCC como movimento peregrino da Igreja Católica. E já estamos organizando nossa próxima caminhada DeColores", destacou o representante jovem do MCC, Bernardo Malta.
O Movimento de Cursilhos de Cristandade chegou na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, nos anos de 1971, exatamente no dia 13 de maio, quando aconteceu o primeiro cursilho Masculino na diocese. Posteriormente, em 1972, foi a vez das mulheres ingressarem no movimento.
Nesses mais de 50 anos de evangelização em nossa Diocese, já foram realizados centenas de retiros para homens, mulheres e jovens ( 370 ). São mais de 20 mil de cursilhistas espalhados, atuando de forma ativa em comunidades, movimentos e pastorais, trazendo aquilo que acreditamos como principal objetivo do Movimento: a “evangelização dos ambientes” através do testemunho e ações práticas. O Movimento conta com bases atuantes em várias cidades da região sul capixaba, como Castelo, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Guaçuí, Muqui, Jerônimo Monteiro, entre outras.