O LAR JOÃO XXIII

O Lar João XXIII é uma instituição Beneficente de Assistência Social, reconhecido de Utilidade Pública Municipal e Federal,  administrado pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim através do Movimento de Cursilhos de Cristandade e fica localizado à Rua Antônio Ganhoto nº. 45, Bairro Aquidaban.

 

Sua história se inicia no ano de 1957, quando integrantes da Sociedade São Vicente de Paula, receberam do Governo Municipal a doação de dez lotes de terra, totalizando 1.500 m² de área, com o objetivo de se criar ali uma vila para abrigar pessoas desprovidas de residência.

E assim foi criada a “Vila Vicentina”, que  funcionou até a década de oitenta, que por conseqüência do próprio trabalho desenvolvido se transformou em albergue, pois a clientela atendida foi envelhecendo e as demandas nesse sentido foram aumentando.

HISTÓRIA

Precisamente no dia 30 de março do ano de 1998, após renúncia coletiva da Diretoria Vicentina, a instituição fora entregue à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que por sua vez convidou o Movimento de Cursilhos de Cristandade para assumir a missão de administrar o Lar João XXIII, momento esse que ficou marcado na vida de todos os integrantes do grupo, pois iniciaram ali um processo de reestruturação da entidade, oferecendo dignidade, respeito e o mais importante de tudo que é o amor a todos os idosos institucionalizados.

O Lar João XXIII tem como objetivo Estatutário: A prática da caridade cristã, consubstanciada na assistência à velhice desamparada, sem distinção de nacionalidade, raça, credo religioso e político, tem igualmente sua finalidade voltada principalmente para a assistência espiritual, social e promocional.


A rotina do Lar João XXIII pode ser comparada a de um lar tradicional, com inserção de atendimentos específicos para garantir o bem estar e a integridade física dos idosos atendidos, como Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Atividades Físicas, Clínico Geral, Cardiologia, etc.

 

Contamos também com o apoio de empresas e clubes de serviços que atuam no município, contribuindo de forma significativa com a implementação de ações voltadas ao bem estar dos atendidos.

Todas as semanas nossas idosas são agraciadas com atividades como corte de unhas e corte e pintura de cabelo, ações estas promovidas pela  equipe feminina do Movimento de Cursilhos, elevando a auto estima da clientela com um agradável bate papo paralelo às ações desenvolvidas.

 

Trabalhar no Lar João XXIII é acima de tudo uma missão, no sentido literal da palavra, pois acolher pessoas idosas com suas histórias, vitórias, conquistas e frustrações, requer além de profissionalismo, muita entrega, carinho, paciência e dedicação, uma vez que estes idosos são desligados de suas residências às vezes de maneira repentina e sem nenhum planejamento, o que gera um impacto enorme na sua rotina de vida, pois em seus lares, estes conhecem profundamente cada cantinho e sabem perfeitamente onde está cada pertence, e quando se deparam com uma realidade de “coletivo”, se vêem na condição de terem que se adaptar a uma nova realidade, isso já aos 60, 70, 90 anos de idade.

 

Nesses anos de trabalho do Movimento de Cursilhos à frente da instituição, grandes foram as conquistas e avanços, contando com a sensibilidade e a caridade dos cachoeirenses e do Poder Público, que sempre atenderam às campanhas promovidas em prol de melhorias da instituição,  tornando-se protagonistas na história da nossa instituição.

Venha nos visitar. Nossos idosos vão amar ter você por aqui.

Saiba como chegar, clicando aqui.

LOCALIZAÇÃO

Rua Antônio Ganhoto, 45 - Aquidaban

Cachoeiro de Itapemirim-ES 

CEP: 29.308-250

CONTATO

(28) 3522-1882

mcccachoeiro@mcccachoeiro.com

CONECTE-SE

© 2019 Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil - GED Cachoeiro de Itapemirim

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES