Primeiros Cursilhos

Masculino

13 a 16 de maio de 1971

Feminino

16 a 19 de julho de 1972

13 de maio de 1971: Tinha início o 1º Cursilho Masculino da Diocese de Cachoeiro Itapemirim. No ano seguinte, em 1972, foi a vez das mulheres ingressarem no movimento. E nesta quinta-feira (13), o Movimento de Cursilhos de Cristandade celebrará o seu Jubileu de Ouro!

 

São 50 anos de uma história rica e cheia de fé na Diocese de Cachoeiro. Para festejar, um vídeo foi produzido contendo dezenas de imagens, incluindo fotos dos primeiros encontros realizados. E no dia 13 de maio será celebrada a Santa Missa em Ação de Graças pelo movimento, com início às 19h30 e transmitida pelo canal do Youtube do Movimento de Cursilhos de Cristandade de Cachoeiro de Itapemirim.

 

História

O Movimento de Cursilhos de Cristandade, uma ação da Igreja Católica, iniciou-se na Espanha na década de 40. Criado inicialmente para jovens, reuniu milhares deles numa peregrinação a Santiago de Compostela (Espanha). Dali em diante foi se espalhando pelo mundo inteiro.


Segundo a equipe Diocesano do Cursilho, no Brasil, o primeiro Cursilho foi realizado em 1962, chegando a nossa Diocese de Cachoeiro em 1971, mais precisamente, no dia 13 de maio. Assim, se iniciava na Diocese um movimento destinado a resgatar católicos tidos como afastados, por algum motivo, de sua religião ou da sua fé. 

 

Nesses 50 anos de evangelização em nossa Diocese, já foram realizados centenas de retiros para homens, mulheres e jovens ( 359 ). São mais de 20 mil de cursilhistas espalhados, atuando de forma ativa em comunidades, movimentos e pastorais, trazendo aquilo que acreditamos como principal objetivo do Movimento: a “evangelização dos ambientes” através do testemunho e ações práticas. O Movimento conta com bases atuantes em várias cidades da região sul capixaba, como Castelo, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Guaçuí, Muqui, Jerônimo Monteiro, entre outras.

 
WhatsApp%20Image%202021-05-22%20at%2020.
 

A Banda Sinal Sagrado realizará uma Live Especial em benefício ao Lar João XXII para comemorar os 50 anos do Movimento de Cursilhos de Cristandade na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Você não pode ficar de fora!!!!

Patrocinadores